segunda-feira, 13 de abril de 2009

Consumidor e reclamação



Todos os dias nos deparamos com situações que nos sentimos lesados em nossos direitos como consumidor. No entanto às vezes nem percebemos isso, como no caso de esperar muito tempo em filas de supermercado, alguém já parou para pensar que nosso direito a uma boa prestação de serviço está sendo violada? Pois é o Código de defesa do Consumidor vislumbra diversas hipóteses de tutela de seus direitos (art.20,CDC), como naquela situação desagradável de receber e-mails com publicidade que nunca requereu (art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: III - enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço). O poblema disso tudo não é só a falta de informação dos consumidores, mas o primordial a negligência em reclamar. Muitas pessoas que já conversei afirmaram que não gostam de reclamar, assim nunca teremos uma boa prestação de serviços. Mas quando alguns dizem: já reclamei e não deu em nada! Sabe porquê? Aqui no Brasil as pessoas que reclamam são uma espécie em extinção. Como poucas pessoas tem esse hábito as empresas se aproveitam para transgredir todos os direitos do consumidor. Sou uma dessas espécies raras e muitas vezes as empresas para as quais reclamo retrucam: "mas só você está insastisfeito como essa prestação de serviços, logo não há procedência em sua reclamação " Você acredita nisso? Se todos os consumidores tivessem esse hábito-consciência as empresas teriam mais receio em praticar atos abusivos. Quem nunca se sentiu como palhaço quando liga para uma empresa de telefonia como OI, CLARO, etc para reclamar e viu seu direito profligar. Apenas escuta aquela musiquinha horrível e nada. Será difícil a situação dos consumidores até que eles se conscientizem de seus direitos e se unam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário